Sermasa Equipamentos Industriais

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro sobre vagas de emprego, informativos de mercado, opiniões e artigos técnicos.
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.
Carregando

COTAÇÕES

BOVESPA

Pontos

Yahoo

DÓLAR COMERCIAL

Yahoo

AÇÚCAR CRISTAL

• 1,74%

R$ 115,55

ETANOL HIDRATADO

• 3,16%

R$ 2,9235/L

ETANOL ANIDRO

• 2,79%

R$ 3,3373/L

CEPEA

Bovespa passa a recuar após comunicado do BC dos EUA sobre juros

Painel da B3 - Bovespa — Foto: Nelson Almeida/ AFP

Na terça-feira, o principal índice da bolsa teve queda de 0,09%, a 130.091 pontos.

A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (16), à espera da decisão sobre juros do Banco Central do Brasil e após o Federal Reserve ampliar sua estimativa para inflação – e antecipar para 2023 a expectativa de início da subida dos juros nos Estados Unidos.

Às 15h18, o Ibovespa recuava 0,89%, a 128.932 pontos. Veja mais cotações.

Na terça-feira, a bolsa fechou em queda de 0,09%, a 130.091 pontos. No mês, acumula avanço de 3,07%. No ano, a valorização é de 9%.

Cenários
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia a partir das 18h a sua decisão e a expectativa é de que a taxa básica de juros da economia brasileira será elevada pela terceira vez consecutiva. O mercado financeiro espera um novo aumento de 0,75 ponto percentual — o que levaria a taxa básica dos atuais 3,5% para 4,25% ao ano.

Além disso, as previsões dos economistas são de que os aumentos continuarão no decorrer deste ano. A previsão é de que a Selic termine 2021 em 6,5% ao ano, o que representará, se confirmado, uma forte puxada em relação aos 2% ao ano registrados no começo de 2021.

Nos EUA, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) decidiu nesta quarta-feira (16) manteve inalteradas suas taxas de juros, apesar da elevação da inflação no país. A taxa básica foi mantida no piso entre zero e 0,25%.

Em suas projeções econômicas, o Fed passou a estimar uma inflação mais alta, de 3,4%, e adiantou para 2023 suas projeções para primeira alta dos juros nos Estados Unidos pós-pandemia de Covid-19, citando melhora na situação sanitária e excluindo uma referência de que a crise estava pesando sobre a economia.

Na agenda de indicadores, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 2,32% em junho, depois de avançar 3,24% um mês antes. Com esse resultado, o índice acumula alta de 15,31% no ano e de 36,94% em 12 meses.